Prefeito anuncia internação de pessoas em situação de rua em São Miguel do Oeste 


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Depois de iniciativas como as de Florianópolis e Chapecó, agora a prefeitura de São Miguel do Oeste também adotará políticas mais rígidas em relação às pessoas em situação de rua. 

A ideia é que nenhuma pessoa em vulnerabilidade, dependência química ou com transtornos mentais decorrentes de vícios, permaneça em situação de rua na cidade.

O prefeito, Wilson Trevisan, está encaminhando à Câmara um Projeto de Lei com o objetivo de promover, de forma humanizada, o tratamento médico e acompanhamento multidisciplinar destas pessoas. A iniciativa leva em conta um aumento que vem sendo observado na incidência dessa condição.

Trevisan explica que essas pessoas serão abordadas e identificadas pelas secretarias de Assistência Social e Saúde, as quais farão o diagnóstico de cada situação. Em seguida, se for o caso, a pessoa será encaminhada para internação humanizada em instituições especializadas.

“Vamos cuidar e tratar de cada um da maneira que for mais adequada, mas ninguém ficará morando nas ruas da nossa cidade, em condições precárias de dignidade e segurança. Todos terão a oportunidade de receber um bom tratamento, e serem inseridos em suas famílias”, destaca o prefeito.

Trevisan complementa, ainda, que estas pessoas receberão cursos profissionalizantes e participarão, provisoriamente, de um programa de desacolhimento, para que possam retornar ao mercado de trabalho e ao convívio comunitário, com mais qualidade de vida.