Jaraguá do Sul apresenta experiência em evento nacional do Programa Mais Médicos


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Município foi o único de Santa Catarina selecionado para a mostra nacional / Divulgação

Jaraguá do Sul esteve entre as dez experiências selecionadas para apresentação durante o evento “Lançamento do Livro Caminhos Mais Médicos e Seminário de Marco Avançado das Pesquisas com Resultados do Programa Mais Médicos”, realizado entre os dias 8 e 10 de junho, em Brasília. O município foi o único representante de Santa Catarina na mostra nacional promovida pelo Ministério da Saúde, que integrou as comemorações pelos 13 anos do Programa Mais Médicos e reuniu gestores, pesquisadores, profissionais da saúde e instituições de ensino de todo o país.

A experiência apresentada foi intitulada “Integração Ensino-Serviço: da Graduação à Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade” e foi contemplada no Edital de Experiências do Programa Mais Médicos 2024. A iniciativa destaca ações desenvolvidas pelo município a partir da adesão ao programa, incluindo o fortalecimento da Atenção Primária e a criação de uma rede de integração entre formação acadêmica e serviços de saúde.

Entre os aspectos destacados está a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com a instituição responsável pelo curso de Medicina. O modelo prevê contrapartidas financeiras destinadas a investimentos na rede municipal de saúde, como melhorias em unidades básicas, aquisição de equipamentos, bolsas para residência médica e ações de capacitação profissional.

A participação de Jaraguá do Sul no evento foi acompanhada pela gerente do Sistema Ensino, Saúde e Comunidade, Amanda Fernandes Hinterholz. Atualmente, o município concentra o maior número de médicos vinculados ao Programa Mais Médicos em Santa Catarina. Segundo a administração municipal, o reconhecimento nacional evidencia os resultados obtidos na integração entre ensino, serviço e comunidade na área da saúde.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!