
O Procon de Florianópolis iniciou uma operação para fiscalizar concessionárias e prestadoras de serviços quanto ao cumprimento da Lei Federal nº 12.007/2009, que garante ao consumidor o direito de receber, anualmente, a Declaração de Quitação de Débitos.
A ação faz parte do trabalho permanente de fiscalização do órgão e busca assegurar mais transparência nas relações de consumo, além de garantir o cumprimento da legislação consumerista.
Pela lei, empresas públicas e privadas devem disponibilizar gratuitamente, em formato físico ou eletrônico, um documento que comprove a inexistência de débitos referentes ao ano anterior. A declaração possui o mesmo valor legal de recibos mensais de quitação.
Durante a fiscalização, o Procon notificou empresas para que informem como a legislação vem sendo aplicada aos consumidores de Florianópolis, apresentem documentos que comprovem o cumprimento da norma e detalhem os procedimentos adotados para garantir o acesso ao documento.
Segundo o diretor do Procon de Florianópolis, Tiago Silva, a iniciativa busca assegurar um direito ainda pouco conhecido pela população. Ele destaca que a declaração anual pode evitar transtornos futuros ao consumidor, ao comprovar a regularidade dos pagamentos realizados ao longo do ano.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!











