Procon de Florianópolis fiscaliza empresas sobre entrega da declaração anual de quitação de débitos


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Documento previsto em lei deve ser fornecido gratuitamente aos consumidores e comprova a inexistência de pendências financeiras – Foto: Magnific

O Procon de Florianópolis iniciou uma operação para fiscalizar concessionárias e prestadoras de serviços quanto ao cumprimento da Lei Federal nº 12.007/2009, que garante ao consumidor o direito de receber, anualmente, a Declaração de Quitação de Débitos.

A ação faz parte do trabalho permanente de fiscalização do órgão e busca assegurar mais transparência nas relações de consumo, além de garantir o cumprimento da legislação consumerista.

Pela lei, empresas públicas e privadas devem disponibilizar gratuitamente, em formato físico ou eletrônico, um documento que comprove a inexistência de débitos referentes ao ano anterior. A declaração possui o mesmo valor legal de recibos mensais de quitação.

Durante a fiscalização, o Procon notificou empresas para que informem como a legislação vem sendo aplicada aos consumidores de Florianópolis, apresentem documentos que comprovem o cumprimento da norma e detalhem os procedimentos adotados para garantir o acesso ao documento.

Segundo o diretor do Procon de Florianópolis, Tiago Silva, a iniciativa busca assegurar um direito ainda pouco conhecido pela população. Ele destaca que a declaração anual pode evitar transtornos futuros ao consumidor, ao comprovar a regularidade dos pagamentos realizados ao longo do ano.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!