Alesc aprova projeto que cria programa para coleta itinerante de sangue em Santa Catarina


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Projeto passará pela votação da Redação Final antes seguir para sanção (Foto: Secom)

O Plenário aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (25) o projeto de lei (PL 183/2023) que cria um programa de coletas itinerantes de sangue em Santa Catarina. A iniciativa, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), passará pela votação da Redação Final antes de seguir para sanção do governador do Estado.

Conforme consta no texto aprovado, o programa, denominado “Vida em Movimento”, deverá ser realizado por meio de veículos automotores adaptados para a coleta e o transporte de sangue, obedecendo às normas sanitárias e aos requisitos técnicos estabelecidos por órgão competente.

A coleta itinerante, de acordo com a proposta, ocorrerá de forma periódica em todas as regiões do estado. Para isso, “o Poder Executivo promoverá ações de divulgação, conscientização e mobilização da sociedade acerca da importância da doação de sangue, informando também sobre os locais, as datas e os horários das coletas itinerantes.”

O autor do PL afirma que um dos objetivos da proposta é permitir que ocorra doação e coleta em municípios que não contem com hemocentros ou unidades de coleta.

“Quando eu era prefeito de Pouso Redondo, faltou sangue durante a pandemia de Covid e nós vimos a necessidade de estimular a coleta de sangue em locais onde não existe estrutura para isso”, explicou Gutz. “Desde que tomei posse como deputado, propus esse projeto, porque do jeito como está hoje, é difícil para quem mora longe doar sangue.”