Criciúma autoriza construção de três UBSs e revitalização do Horto Municipal


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Novas unidades de saúde terão capacidade para atender cerca de 3 mil pacientes cada / Imagem: Gregori Flauzino

A Prefeitura de Criciúma assinou ordens de serviço para a construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para a revitalização do Parque Ecológico Municipal José Milanese, conhecido como Horto Municipal. Os investimentos contemplam as unidades dos bairros Vila Belmiro, Operária Nova e Centro Social Urbano (CSU), no bairro Nossa Senhora da Salete, além de melhorias estruturais no espaço ambiental localizado no bairro Mina União.

As novas UBSs receberão investimentos de R$ 2 milhões cada nas unidades Vila Belmiro e Operária Nova, enquanto a unidade do Centro Social Urbano contará com aporte de R$ 2,4 milhões. Já a revitalização do Horto Municipal terá investimento de R$ 800 mil. Os recursos são provenientes da administração municipal e do Governo do Estado. As três unidades de saúde terão área construída de 467,46 metros quadrados e seguirão o padrão Porte I do Ministério da Saúde.

As estruturas contarão com consultórios médicos e odontológicos, salas de triagem, curativos, imunização, inalação e dispensação de medicamentos, além de espaços administrativos, salas para reuniões e atividades de educação em saúde. De acordo com o projeto, cada unidade deverá atender, em média, cerca de três mil pacientes cadastrados nas respectivas regiões. No Horto Municipal, as melhorias incluem a substituição do cercamento existente por gradis metálicos modulares, além da revitalização do portal de entrada e da trilha ecológica.

Durante a cerimônia, representantes das comunidades destacaram a expectativa em relação às obras. “Há cerca de um ano, conversamos com a Prefeitura, que assumiu o compromisso de construir uma unidade de saúde para o bairro. Hoje, estamos vendo esse compromisso se transformar em realidade”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do bairro Operária Nova, Gerson Santiago. As obras têm como objetivo ampliar a capacidade de atendimento na atenção básica e promover melhorias na infraestrutura de um dos principais espaços ambientais do município.