
O futuro da Malha Sul voltou ao centro do debate entre os estados da região. Durante evento realizado em Porto Alegre representantes dos governos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul defenderam a construção de um novo modelo ferroviário para substituir a atual concessão, que termina em fevereiro de 2027.
O encontro reuniu integrantes dos governos estaduais, órgãos federais, concessionárias e representantes do setor produtivo para discutir alternativas para a recuperação e modernização da rede ferroviária que atende os quatro estados.
Entre os principais temas debatidos estiveram a definição do futuro da concessão, a fiscalização do contrato vigente, os mecanismos de financiamento e a criação de um modelo capaz de recuperar trechos considerados estratégicos para a logística regional.
A discussão ocorre em um momento decisivo para o transporte ferroviário do Sul do país. Com o encerramento da atual concessão se aproximando, os estados buscam ampliar sua participação nas decisões sobre o sistema e defender investimentos que permitam aumentar a competitividade econômica da região.
Os participantes também destacaram a necessidade de integrar a malha ferroviária aos demais modais de transporte, reduzindo custos logísticos e ampliando a capacidade de escoamento da produção industrial e agropecuária.
A expectativa é que as discussões avancem nos próximos meses para subsidiar a definição de um novo modelo de gestão e operação da Malha Sul, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da região.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!






