
Joinville sediará, na próxima sexta-feira (19), o Seminário Estadual sobre Obesidade Mórbida: Prevenção, Tratamento e Qualidade de Vida. Gratuito, o evento reunirá profissionais da saúde, pacientes, familiares, especialistas e representantes do poder público para discutir os impactos da doença e estratégias de enfrentamento de um dos principais desafios da saúde pública.
A programação será realizada na Faculdade Censupeg e é promovida pelo deputado estadual Maurício Peixer (PL), por meio da Comissão de Saúde e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Associação de Apoio às Pessoas com Obesidade Mórbida de Santa Catarina.
O seminário abordará temas relacionados à prevenção, tratamento clínico e cirúrgico da obesidade mórbida, saúde mental, cirurgia plástica reparadora após grandes emagrecimentos e os desafios para a implementação de políticas públicas voltadas à população que convive com a doença.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a obesidade como uma condição crônica e multifatorial, além de fortalecer a rede de apoio a pacientes e familiares. O evento também pretende incentivar hábitos saudáveis, combater o preconceito e ampliar o acesso à informação sobre tratamentos disponíveis.
Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a obesidade tem avançado em todo o mundo, elevando os riscos de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares, transtornos respiratórios e questões relacionadas à saúde mental.
A programação inclui palestras sobre avanços no uso de medicamentos para obesidade e diabetes, cirurgia bariátrica, procedimentos reparadores após perda significativa de peso e uma mesa-redonda voltada aos desafios da obesidade mórbida como questão de saúde pública.
Os organizadores destacam que o encontro também servirá como espaço para troca de experiências entre pacientes, profissionais e entidades ligadas à área, além de fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas ao acolhimento e tratamento das pessoas com obesidade.
Programação:
7h30min – Credenciamento
8h30min – Abertura
10h – Palestra: Cirurgia Plástica Reparadora: Reconstrução do corpo e da autoestima após grandes emagrecimentos, com Dr. Lucas Rodrigues de Souza
11h – Palestra: Canetas emagrecedoras: O futuro do tratamento da obesidade e diabetes, com Dra. Tanise Balvedi Damas
12h – Almoço
13h45min – Recredenciamento
14h – Palestra: Opções cirúrgicas para obesidade: O que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica, com Dr. Rafael Arminio Selbach
15h – Mesa Redonda: Obesidade mórbida como questão de saúde pública: desafios, prevenção e efetividade das políticas públicas no Brasil. Mediador: Deputado Estadual Maurício Peixer. Participantes: Dra. Tanise Balvedi Damas; Dr. Lucas Rodrigues de Souza; Dr. Rafael Arminio Selbach; Graziela Vieira de Alcantara
17h – Encerramento
Serviço:
O quê: Seminário Estadual sobre Obesidade Mórbida
Onde: Faculdade Censupeg, Joinville
Quando: Sexta-feira, 19 de junho, a partir das 8h30min
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo da Alesc
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!







