Presidente do TRE-SC é eleito para comandar Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Evento reuniu representantes dos 27 TREs do país em Florianópolis / Foto: Luciano Nunes

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva, foi eleito por aclamação para presidir o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) durante o encerramento da 91ª edição do encontro, realizada em Florianópolis. Com mandato de um ano, ele será responsável por coordenar a interlocução entre os tribunais regionais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de acompanhar pautas relacionadas à organização das Eleições 2026, como combate à desinformação, convocação de mesários e modernização dos serviços ao eleitor.

Ao assumir a presidência do colegiado, Carlos Roberto da Silva destacou a importância da aproximação entre os TREs e o TSE. “Esse novo início de relacionamento entre os TREs e o TSE realmente é um momento único, que nós vamos saber aproveitar com inteligência, com serenidade”, afirmou. O antecessor no cargo, o desembargador Carlos Eduardo Contar, ressaltou a relevância do diálogo entre os tribunais e defendeu a continuidade da cooperação institucional.

Além da eleição da nova diretoria, o encontro resultou na assinatura da Carta de Florianópolis, documento que reúne encaminhamentos e diretrizes debatidos pelos presidentes dos tribunais eleitorais. Entre os temas destacados estão o fortalecimento institucional da Justiça Eleitoral, o combate à desinformação, a prevenção da litigância abusiva, a integridade do processo eleitoral e a ampliação da cooperação técnica entre os tribunais.

Durante os três dias de programação, representantes dos TREs, do TSE e equipes técnicas discutiram propostas voltadas ao aprimoramento da gestão eleitoral. Entre os assuntos debatidos estiveram o uso de inteligência artificial, sistemas de convocação de mesários, biometria, comunicação institucional e atendimento digital ao eleitor. O evento também contou com a entrega da Outorga do Mérito Eleitoral aos 27 presidentes dos tribunais regionais eleitorais, em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!