Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) apresentou nesta terça-feira (2) a programação do Mês do Ambiente 2026. As atividades ocorrem ao longo de junho em diferentes regiões do estado e incluem seminários, exposições, debates, ações educativas e eventos voltados à sustentabilidade. Neste ano, o tema escolhido é “Áreas Protegidas e Justiça Climática”, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Segundo o presidente da comissão, deputado estadual Marquito, a proposta é ampliar o debate sobre questões ambientais a partir da relação entre preservação dos ecossistemas, qualidade de vida e impactos sociais das mudanças climáticas. “A ideia é justamente falar do ambiente como o ambiente inteiro, numa visão mais sistêmica sobre ecologia, saúde e sociedade. Neste ano tratamos das áreas protegidas e da justiça climática justamente porque quem mais sofre com os eventos climáticos extremos são as populações mais periféricas e vulneráveis”, afirmou.
A programação reúne atividades promovidas pela comissão e por entidades parceiras. Ao todo, foram cadastradas 62 ações em 21 municípios catarinenses, incluindo mutirões de limpeza, oficinas, palestras, feiras, exposições, plantios e iniciativas de educação ambiental. Entre os destaques estão etapas do Seminário Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Laguna, Blumenau e Joaçaba, o evento “As Águas Pedem Voz”, em Florianópolis, e o Fórum Sustentar 2026, que ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Também integram a agenda um debate sobre sistemas agroflorestais, um seminário sobre os manguezais catarinenses, atividades voltadas ao ecoturismo em Santo Amaro da Imperatriz e uma sessão especial em homenagem aos engenhos de farinha de Santa Catarina. A programação começou com a exposição “Unidades de Conservação de Santa Catarina: patrimônio natural, gestão e participação social”, instalada no hall da Alesc, que apresenta informações sobre áreas protegidas e conservação ambiental no estado.





