Ex-prefeitos de Ibirama e Bela Vista do Toldo são condenados em ações da Operação Mensageiro


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Condenações incluem crimes de corrupção, fraude em licitação e organização criminosa / Foto: ChatGPT

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou ex-prefeitos dos municípios de Ibirama e Bela Vista do Toldo por crimes relacionados à Operação Mensageiro. As decisões, proferidas em ações penais movidas pela Ministério Público de Santa Catarina, também atingem um ex-secretário municipal de Ibirama e integrantes do núcleo empresarial investigado por suposto esquema de corrupção envolvendo contratos públicos de coleta e destinação de resíduos.

No caso de Bela Vista do Toldo, o ex-prefeito firmou acordo de colaboração premiada e relatou às autoridades o funcionamento do esquema investigado. Segundo os autos, ele admitiu ter favorecido uma empresa em processos licitatórios e na execução de serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos mediante recebimento de vantagens indevidas. A condenação foi fixada em quatro anos, sete meses e 18 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além de um ano e dois meses de detenção em regime semiaberto.

Já em Ibirama, a investigação apontou que o esquema teria começado em 2017, envolvendo o então secretário municipal de Administração e Finanças, que posteriormente celebrou acordo de colaboração premiada. De acordo com a denúncia, o ex-prefeito passou a integrar o grupo em 2019, atuando para beneficiar a empresa investigada em processos administrativos e licitatórios ligados à gestão de resíduos sólidos. Ele foi condenado a 13 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão, além de três anos e seis meses de detenção, perda do cargo eletivo e proibição de exercer função pública por oito anos após o cumprimento da pena. O ex-secretário recebeu pena de quatro anos, sete meses e 18 dias de reclusão, além de um ano e dois meses de detenção.

A sessão de julgamento ocorreu em 28 de maio e as decisões ainda podem ser objeto de recurso. Deflagrada em dezembro de 2022, a Operação Mensageiro apura a atuação de uma organização criminosa empresarial em contratos de coleta de lixo, abastecimento de água e iluminação pública em municípios catarinenses e de outros estados. As investigações tiveram origem em fatos revelados durante a Operação Et Pater Filium, realizada em 2021, e já passaram por seis fases desde o início da apuração.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!