
O SESI/SC e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) promoveram em São Miguel do Oeste, em parceria com a prefeitura, uma semana de capacitação sobre acolhimento humanizado, migração e mediação intercultural. A indústria catarinense já emprega 53,7 mil trabalhadores migrantes.
A atividade integra o programa Porta Aberta, lançado em 2025 para acolher, qualificar e inserir migrantes no mercado de trabalho.
Participaram profissionais da assistência social, saúde, comunicação, setor privado e representantes da sociedade civil.
A programação abordou temas como recrutamento de migrantes, atendimento intercultural e estratégias para promover sua integração à comunidade e ao mercado de trabalho.
São Miguel do Oeste foi escolhida para a implantação do programa por concentrar um fluxo crescente de migrantes.
Entre 2022 e 2025, a participação de estrangeiros na população do município passou de 7,5% para 19,3%, evidenciando a necessidade de ações estruturadas de acolhimento e permanência.
Após a experiência em São Miguel do Oeste, o Porta Aberta poderá ser ampliado para outras regiões do estado.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!






