SESI/SC e OIM capacitam profissionais para acolher migrantes em São Miguel do Oeste


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Atividade, em parceria com prefeitura, integra programa Porta Aberta, que busca inserir migrantes no mercado de trabalho; município sedia projeto piloto – Foto: Divulgação/Fiesc

O SESI/SC e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) promoveram em São Miguel do Oeste, em parceria com a prefeitura, uma semana de capacitação sobre acolhimento humanizado, migração e mediação intercultural. A indústria catarinense já emprega 53,7 mil trabalhadores migrantes.

A atividade integra o programa Porta Aberta, lançado em 2025 para acolher, qualificar e inserir migrantes no mercado de trabalho.

Participaram profissionais da assistência social, saúde, comunicação, setor privado e representantes da sociedade civil.

A programação abordou temas como recrutamento de migrantes, atendimento intercultural e estratégias para promover sua integração à comunidade e ao mercado de trabalho.

São Miguel do Oeste foi escolhida para a implantação do programa por concentrar um fluxo crescente de migrantes.

Entre 2022 e 2025, a participação de estrangeiros na população do município passou de 7,5% para 19,3%, evidenciando a necessidade de ações estruturadas de acolhimento e permanência.

Após a experiência em São Miguel do Oeste, o Porta Aberta poderá ser ampliado para outras regiões do estado.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!