
Primeiro foi o cabeleireiro Apolo Pinzeghes, 35 anos, executado em 24 de março com vários tiros por dois homens que chegaram em uma moto no Jardim Paraíso. Pouco mais de dois meses depois, no mesmo bairro, outro cabeleireiro também foi executado na tarde do dia 9 de junho em seu local de trabalho, coincidentemente por dois homens que lá chegaram de moto. Nos dois casos, a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Joinville não divulgou detalhes das investigações, entre eles a motivação e quem encomendou os assassinatos.
Próximo de uma igreja
Na noite de 24 de março, Apolo estava com sua bicicleta próximo de uma Igreja no Jardim Paraíso. Dois homens se aproximaram e o executaram com vários tiros de pistola 9mm (as cápsulas foram deixadas no local), arma comumente utilizada por matadores profissionais. Passados quase três meses, nenhuma informação sobre os autores, motivação e quem encomendou a execução.
Dentro do local de trabalho
Na terça-feira (9) outro cabeleireiro foi executado por volta das 15 horas quando estava em seu local de trabalho em uma das avenidas mais movimentadas do bairro Jardim Paraíso. Dois acusados chegaram em uma moto e executaram Paulo Sérgio Silva Caetano, 29 anos, também com pistolas automáticas. As imagens da câmera de segurança interna gravaram os dois assassinos disparando vários tiros, muitos quando a vítima já estava no chão.
Prisão pela Polícia Militar
Os autores identificados foram detidos pela PM menos de uma hora depois. As únicas informações foram suas idades e o estado onde nasceram (Bahia e Amazonas). Passados cinco dias do crime que chocou a maior cidade catarinense, não há informações sobre os nomes, motivação do crime, quais facções envolvidas e o mandante. O cenário do crime indica tratar-se de uma operação típica de facção criminosa. Fica a dúvida: o trabalhador que deixa uma esposa grávida é suspeito de participar de facção rival? A população de Joinville – e especialmente do bairro – merecem informações precisas da Polícia Civil.

R$ 32 milhões para ampliar Pronto-Socorro
Mantido por uma instituição filantrópica que atende quase 100% pacientes do SUS, o Hospital Bethesda de Pirabeiraba receberá R$ 122 milhões de emenda parlamentar impositiva para obras de seu novo Pronto Socorro, visando aumentar em mais de 15 mil atendimentos por mês. O autor da maior emenda parlamentar planejada para Joinville é o deputado federal Zé Trovão (PL).

Obras em 2027
A primeira parcela liberada ainda em 2026 será de R$ 32 milhões. “Como o hospital não pode receber diretamente o recurso, optamos por enviá-lo através do Estado”, confirmou à coluna o único representante na Câmara Federal eleito por Joinville. O valor restante (R$ 90 milhões) será encaminhado também em parcelas futuras. O Pronto-Socorro do Bethesda atende pacientes do SUS de Joinville, Campo Alegre, Garuva e Itapoá.

Deputado do MDB revelou seus votos para senador
Pré-candidato a deputado federal, Rodrigo Coelho (MDB) já havia antecipado em suas redes sociais que seu voto para senador seria para Esperidião Amin (PP). No último sábado, ao participar do encontro de lançamento da pré-candidatura ao senado de Antídio Lunelli (MDB) em Jaraguá do Sul, Coelho divulgou seu segundo voto, que será para o seu companheiro de partido. Não divulgou ainda – pelo menos publicamente – seu voto para governador.
Nova secretária de obras
Emanuela Wolf foi nomeada recentemente secretária de obras da Prefeitura de Balneário Piçarras. A mudança foi feita pelo vice-prefeito em exercício Fabiano Alves (União Brasil), que assumiu em 19 de maio após a prisão do titular Tiago Baltt (MDB) por suspeita de corrupção. Manu Wolf já assumiu várias secretarias municipais em Jaraguá do Sul e também uma coordenação na Casa Civil do Governo do Estado.
Candidata a prefeita
Em 2024 ficou em quarto lugar na eleição para prefeito de Jaraguá do Sul (6.237 votos, 158 a mais do que o vereador mais votado Rodrigo Livramento). No ano seguinte, a ex-esposa do deputado federal Carlos Chiodini foi nomeada secretária-executiva de governo da Prefeitura de Balneário Piçarras.
Curtas
– Na próxima sexta-feira (19) o Detran/SC inaugura sua nova agência regional de Joinville com a presença do governador Jorginho Mello.
– A agência funcionará no Shopping Estação em local mais amplo do anterior, em uma sala comercial em um supermercado. A agência do centro permanecerá atendendo no Shopping na Av. Beira-Rio.


