
Avança na Câmara dos Deputados o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Apoio às Pessoas com Esclerose Múltipla (PNAPEM). A proposta, de autoria do deputado catarinense Pezenti (MDB), foi aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação e segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
O texto prevê a ampliação do acesso a tratamentos, medicamentos, terapias, reabilitação e acompanhamento multiprofissional para pessoas com esclerose múltipla. Também estabelece que a doença possa ser reconhecida como deficiência, quando houver limitações compatíveis com os critérios previstos em lei.
Com isso, pacientes poderiam ter acesso a políticas de inclusão já garantidas a pessoas com deficiência, como adaptações de acessibilidade, reserva de vagas e prioridade em serviços.
O projeto também inclui incentivo à pesquisa científica, ações de conscientização e capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico e atendimento da doença.
A esclerose múltipla é uma doença crônica, autoimune e progressiva que afeta o sistema nervoso central, atingindo principalmente adultos entre 20 e 50 anos.
Após a análise na CCJ, o texto ainda precisa passar pelo Senado e pela sanção presidencial para se tornar lei.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!








