Confirmação da formação do El Niño reforça posicionamento do Governo do Estado; pedida nova CPI em Blumenau — e outros destaques


Foto de Marcelo Lula

Marcelo Lula

Decreto assinado pelo governador antecipa ações frente ao risco de evento sem precedentes -Imagem: Jonatã Rocha/Secom

A confirmação de que um novo e possivelmente intenso episódio de El Niño está em formação reforça a decisão tomada antecipadamente pelo governador Jorginho Mello (PL) de mobilizar estruturas e adotar medidas preventivas para enfrentar um cenário que especialistas classificam como potencialmente sem precedentes.

Nesta semana, organismos internacionais voltaram a emitir alertas sobre a evolução do fenômeno climático. Na segunda-feira (15), a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou imagens captadas por satélites mostrando os primeiros sinais da formação do El Niño sobre o Oceano Pacífico. As imagens revelam o aquecimento anormal das águas superficiais, principal característica do fenômeno.

Dias antes, a Administração Nacional para Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) já havia elevado o status de monitoramento para “alerta de El Niño”. O relatório divulgado pela agência apontou um aumento consistente da temperatura das águas do Pacífico Equatorial, acompanhado por mudanças atmosféricas compatíveis com a instalação do fenômeno. Os indicadores mostram que o El Niño pode atingir intensidade significativa ao longo dos próximos meses.

Muito antes das confirmações internacionais, o meteorologista Peter Schauer já alertava para a possibilidade de um evento climático extremo afetando o Estado. Com base nesses estudos e em análises de outros órgãos meteorológicos, o Governo do Estado decidiu agir preventivamente.

A decisão gerou críticas em alguns setores, que classificaram as medidas como alarmistas. Entretanto, à medida que novos relatórios científicos são divulgados por instituições de referência mundial, os alertas iniciais passam a ganhar respaldo técnico cada vez mais sólido, corroborando a decisão do governo de editar o decreto. A estratégia adotada pelo Estado tem um princípio simples: prevenção custa menos do que reconstrução.

A experiência dos últimos anos mostrou que os prejuízos causados por enchentes, deslizamentos e interrupções logísticas podem alcançar bilhões de reais, além de colocar vidas em risco. O setor produtivo também poderá ser afetado, gerando forte impacto na economia. Um dos principais focos de preocupação é a agricultura catarinense.

Embora o El Niño possa favorecer algumas culturas devido ao aumento das chuvas, o excesso de precipitação também representa riscos significativos. Problemas de manejo, dificuldade de colheita, proliferação de doenças fúngicas, perdas de produtividade e danos à infraestrutura rural estão entre os possíveis impactos. Produtores de grãos, hortaliças e frutas acompanham com atenção os prognósticos climáticos, enquanto órgãos estaduais trabalham na elaboração de estratégias para reduzir os prejuízos.

Outro ponto central envolve a infraestrutura e a mobilidade. As fortes chuvas associadas ao El Niño costumam provocar deslizamentos de encostas, erosões, rompimento de pistas e bloqueios em rodovias.

Cenário exige preparação

Embora ainda existam incertezas sobre a intensidade final do fenômeno, a tendência observada pelos principais centros meteorológicos do mundo aponta para um evento que merece acompanhamento permanente.

A sucessão de alertas emitidos por organismos internacionais reforça que a preparação antecipada não se trata de alarmismo, mas de planejamento. Em um Estado que convive frequentemente com enchentes, enxurradas e deslizamentos, a capacidade de antecipar riscos pode representar a diferença entre minimizar danos ou enfrentar uma nova sequência de prejuízos econômicos e sociais.

Se as previsões se confirmarem, Santa Catarina poderá enfrentar meses desafiadores. A diferença é que o Estado já começou a se preparar antes da chegada do problema.

Alesc se mobiliza

Deputados aprovaram a criação da comissão que discutirá o El Niño – Imagem: Daniel Conzi/Alesc

A preocupação com os possíveis impactos do El Niño chegou ao Parlamento. A Assembleia Legislativa aprovou a criação de uma comissão mista destinada a discutir medidas preventivas e elaborar propostas capazes de reduzir os efeitos de eventos climáticos extremos no Estado. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Alex Brasil (PL) e foi aprovada pelas Comissões de Assuntos Municipais, Defesa Civil e de Desastres Naturais, e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. O grupo será formado por seis deputados estaduais e terá prazo de 60 dias para apresentar um conjunto de propostas. Durante esse período, estão previstas reuniões técnicas, audiências com especialistas, representantes da Defesa Civil e gestores públicos, além da elaboração de um relatório com sugestões de ações preventivas para o Estado e os municípios.

Sem apoio

Michelle não apoiará Carlos e Renan Bolsonaro na eleição deste ano – Imagem: Divulgação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aceitará apoiar apenas um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição deste ano. Sob a condição de receber um pedido público de desculpas, Michelle apoiaria o pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL). O pedido teria que ser feito por Eduardo Bolsonaro e por Flávio. Quanto ao pré-candidato ao Senado, Carlos Bolsonaro (PL), e ao pré-candidato a deputado federal Renan Bolsonaro (PL), Michelle não cogita nem conversar. Em relação a Carlos, a situação é mais grave. Ela já declarou que ele é o tipo de pessoa com quem não quer qualquer aproximação.

Ponto Zero

A partir das 8h05, convido você a assistir ao Ponto Zero, o noticiário matinal do Santa Catarina em Pauta. As primeiras informações que serão assunto ao longo do dia em todo o estado. Assista pelo YouTube ou acompanhe pelas redes sociais no Instagram, Facebook e X. O programa tem a apresentação da jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários sobre política e economia estadual, além das participações dos colegas Anderson de Jesus, do Sul do estado; Arnaldo Zimermann, do Vale do Itajaí; Jean Carlo Lima, da Serra; e Luiz Veríssimo, do Norte do estado. Em breve, também teremos comentários diretamente do Oeste.

CPI em Blumenau

Ivan Naatz quer a CPI da Risotolândia em Blumenau – Imagem: Alesc

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) protocolou na Câmara de Vereadores de Blumenau um pedido de abertura de uma CPI para apurar o contrato emergencial assinado no final de 2024 pelo então prefeito Mário Hildebrandt (PL) e pelo secretário de Educação, hoje vereador Alexandre Mathias (PL), com a empresa Risotolândia. Para Naatz, não havia razão para a contratação, que teve um custo de R$ 59 milhões para o município. “Ele assinou no dia 26 de dezembro. A prefeitura já estava fechada. Isso põe em dúvida as reais intenções”, afirmou o parlamentar. Segundo Naatz, como as aulas somente iniciariam em fevereiro, a assinatura deveria ter ficado para Egídio Ferrari (PL).

Contraponto

Hildebrandt respondeu através de nota – Imagem: Divulgação

Procurado, o ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), enviou a seguinte nota: “Em resposta ao portal SC em Pauta, o ex-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esclarece que não é investigado no procedimento citado. Além disso, os fatos apurados tramitam sob segredo de justiça. Por essa razão, em respeito às instituições e ao próprio andamento das investigações, não haverá manifestação sobre o tema neste momento.”

Agenda

João Rodrigues terá agenda de pré-campanha no Sul do estado – Imagem: Divulgação

A partir de hoje, o pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues (PSD), cumpre agenda em municípios da região da Amurel, acompanhado do presidente estadual do MDB e pré-candidato a vice-governador, Carlos Chiodini; do senador Esperidião Amin (Progressistas), que buscará a reeleição; e do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), pré-candidato ao Senado. O grupo percorrerá cidades como Laguna, Imbituba, Tubarão, Braço do Norte, Orleans, São Ludgero e Nova Veneza, onde pretende ouvir empresários, prefeitos, vereadores e lideranças locais para a construção do programa de governo da futura chapa. Em Nova Veneza, Rodrigues receberá o Título de Cidadão Honorário, em sessão marcada para amanhã.

Estrada Boa

Seguem as obras na SC-281 na Grande Florianópolis – Imagem: Leo Munhoz/Secom

As obras de implantação da SC-281, entre São Pedro de Alcântara e Angelina, na Grande Florianópolis, seguem em execução por meio do Programa Estrada Boa, do Governo do Estado. O trecho soma 22,4 quilômetros de extensão, onde a antiga estrada de terra está sendo pavimentada com asfalto. O maior desafio, no entanto, é a topografia da região, marcada por terrenos acidentados e íngremes. Por isso, a obra inclui serviços especiais de contenção de encostas, além de cortes, aterros e um grande volume de terraplenagem. Conforme o governador Jorginho Mello (PL), a obra é uma das principais ações do governo na Grande Florianópolis.

Irritado

Krelling estaria irritado com a gestão de Joinville por atraso em obra – Imagem: Alesc

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) está irritado com a gestão do município de Joinville. Uma fonte ligada ao parlamentar me disse que, há cerca de três anos, ele repassou uma emenda para uma obra em uma região da cidade. Até hoje, a obra não foi feita. “O deputado foi lá, anunciou, e a obra não saiu. Isso passa a impressão de que ele mentiu, o que não é verdade”, relatou.

Homenagem na Fiesc

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, estará em Florianópolis na próxima sexta-feira (19) para participar da entrega da Ordem do Mérito Industrial 2026 da FIESC e da Ordem do Mérito da CNI. Nesta edição, a FIESC homenageará os industriais Diomício Vidal (Modal), Ildo Antônio Simon (Rotoplast), Moacir Antônio Marafon (Softplan) e Rafael Miranda da Silva (Cia. Canoinhas de Papel). Já o ex-presidente da federação Mario Cezar de Aguiar receberá a Ordem do Mérito da CNI, por indicação da entidade catarinense.

Incentivos fiscais

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) publicou o edital de 2026 para seleção de projetos que receberão apoio por meio das leis federais de incentivos fiscais. Podem participar entidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul com projetos previamente aprovados para captação de recursos nas áreas cultural, social, esportiva, de saúde e, a partir deste ano, também de reciclagem. A iniciativa integra a política de responsabilidade socioambiental do BRDE e já soma mais de R$ 50 milhões em repasses desde o seu início. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal de Incentivos do BRDE até 31 de agosto.

Críticas em BC

Pacientes com fibromialgia de Balneário Camboriú e familiares têm feito críticas à secretária de Saúde, Aline Leal. Segundo eles, há uma divergência entre o que é vivido pelos pacientes e o que tem sido relatado. A presidente da Associação dos Fibromiálgicos Borboletas, Maria Antônia Lescano, está preocupada com o tempo de espera para atendimentos, a dificuldade de obtenção de laudos médicos e as exigências que, segundo ela, são impostas para a comprovação da doença. Outra crítica feita à secretária é que ela não estaria informada sobre a lei que reconhece as pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência, além da falta de equipes multidisciplinares.

Questão orçamentária

Outro motivo de crítica foi a questão orçamentária da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú. A informação é que teriam sido gastos R$ 10 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado. “Já estão buscando suplementação e aditivos orçamentários, mesmo estando apenas no sexto mês do exercício financeiro”, relatou uma fonte.

Contraponto

Por meio de nota, a Prefeitura de Balneário Camboriú se manifestou:

“A Secretaria de Saúde destaca que o município reconhece a importância do atendimento de pacientes com fibromialgia. Nesse sentido, o município tem desenvolvido ações para ampliar e qualificar o atendimento ofertado.

Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde do município contam com médicos clínicos, fisioterapeutas e psicólogos capacitados para o acompanhamento e cuidado continuado dos pacientes com fibromialgia. Além disso, as unidades realizam grupos terapêuticos e atividades coletivas voltadas à promoção da saúde, manejo da dor crônica, práticas corporais e apoio psicológico, que também beneficiam pessoas acometidas pela doença.

O município conta ainda com atendimento especializado em reumatologia, atualmente composto por dois médicos reumatologistas, responsáveis pelo suporte às demandas especializadas encaminhadas pela Atenção Primária.

Em relação à Lei Federal nº 15.176/2025, que alterou a Lei nº 14.705/2023 e estabeleceu novas diretrizes para a proteção dos direitos das pessoas acometidas por fibromialgia, fadiga crônica e doenças correlatas, é importante esclarecer que o reconhecimento da condição como deficiência para efeitos legais não ocorre de forma automática. A legislação determina que seja realizada avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar, considerando aspectos clínicos, funcionais, psicológicos e sociais de cada indivíduo.

Nesse contexto, a emissão do chamado laudo multiprofissional exige a participação de diferentes profissionais habilitados, conforme critérios previstos na legislação federal vigente, incluindo avaliação médica, funcional e psicossocial. A Secretaria Municipal de Saúde reconhece a necessidade de estruturar um fluxo específico para essa finalidade e já está trabalhando na construção dos protocolos assistenciais necessários.

Como parte desse processo, encontra-se em fase de organização a implantação do Ambulatório Municipal de Dor Crônica, serviço que terá como objetivo oferecer atendimento especializado e multiprofissional aos usuários com fibromialgia e outras condições dolorosas crônicas. A proposta prevê a atuação integrada de médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde, possibilitando tanto a elaboração de avaliações multiprofissionais quanto o desenvolvimento de planos terapêuticos individualizados e acompanhamento contínuo dos pacientes.

A implementação de novos serviços e fluxos assistenciais depende de planejamento técnico, estrutura física, disponibilidade de profissionais especializados e organização da rede de atenção à saúde, etapas que demandam tempo para serem executadas com segurança e responsabilidade.

Enquanto essas estruturas estão sendo consolidadas, os usuários com fibromialgia continuam tendo acesso aos serviços da rede municipal por meio das Unidades Básicas de Saúde, dos profissionais já disponíveis na Atenção Primária e dos atendimentos especializados regulados conforme a necessidade clínica de cada paciente” – Comunicação BC

Orçamento

A nota da Prefeitura de Balneário Camboriú, também responde os questionamentos sobre o orçamento.

“Já em relação à questão orçamentária, a Secretaria de Saúde reitera que não procede o relato de que a pasta já teria superado o valor no primeiro quadrimestre de 2026 em relação ao mesmo período do ano anterior, e solicitado suplementação e aditivo orçamentário. Na verdade, foi o período em que menos houve gasto nos últimos 10 anos. Em 2025, nos primeiros quatro meses foram gastos R$ 102 milhões, já em 2026, o gasto foi de R$ 75 milhões – uma redução de mais de 26%.

Essa redução acontece devido à reestruturação promovida na Secretaria de Saúde, que revisou processos, reorganizou fluxos de trabalho e fortaleceu o controle e planejamento dos recursos públicos. As medidas adotadas têm garantido maior eficiência na gestão e otimização dos gastos, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos pacientes de Balneário Camboriú” – Assessoria de Comunicação de BC