Os detalhes da homenagem ao MDB; falta de exames na Saúde; investigações em Blumenau provocam exonerações em Gaspar — e outros destaques.


Foto de Marcelo Lula

Marcelo Lula

Homenagem ao MDB reuniu lideranças de outros partidos – Imagem: Bruno Collaço/Alesc

A homenagem aos 60 anos do MDB, ontem, na Assembleia Legislativa, não foi apenas uma celebração de seis décadas de serviços prestados, mas, sim, uma amostra da história de uma das principais ferramentas da democracia no combate à ditadura e do desenvolvimento de Santa Catarina.

A pluralidade chamou a atenção. Uniu lideranças nascidas do berço do PFL, como o presidente do Parlamento, Júlio Garcia (PSD), e o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), além do senador Esperidião Amin (Progressistas), arenista de berço. Colombo agradeceu os apoios que recebeu do MDB, enquanto Garcia fez questão de lembrar da força que os emedebistas têm: “Eu já enfrentei o MDB. E digo e aconselho: é melhor estar junto com ele”, afirmou o presidente da Alesc, arrancando aplausos dos presentes.

Porém, foi a presença de Amin que chamou mais atenção. Durante anos, ele foi o principal adversário do MDB aqui no Estado. Um antagonista histórico que hoje é visto como um verdadeiro aliado. Amin e os emedebistas estão em lua de mel, e esse clima não ficou restrito ao comando do partido. Contagiou as bases, que o têm recebido nas reuniões de pré-campanha pelo Estado. Em seu discurso, Amin destacou a importância do MDB para a democracia brasileira e para a construção da política catarinense.

Enquanto isso, os emedebistas vivem um momento decisivo de sua trajetória. A depender do resultado na eleição estadual, o partido poderá voltar a ocupar uma posição de protagonismo que marcou sua história durante décadas. Nas duas últimas disputas ao Governo do Estado, o MDB chegou enfraquecido ao processo eleitoral e sequer conseguiu chegar ao segundo turno, uma vez com Mauro Mariani e depois com Udo Döhler como vice de Carlos Moisés da Silva. Um cenário distante da relevância que o Manda Brasa já exerceu na política estadual.

Vale lembrar que, além de ter eleito governadores e liderado importantes transformações no Estado, o MDB foi peça fundamental nas vitórias de Colombo ao governo e de Jorginho Mello (PL) ao Senado. No entanto, disputas internas, divisões regionais e a dificuldade de construir um projeto unificado acabaram contribuindo para um período de perda de protagonismo.

Força do MDB

Estrutura, capilaridade e militância nunca foram problemas para o MDB. O partido continua sendo uma das maiores forças políticas de Santa Catarina, com presença consolidada na maioria dos municípios, forte representação nos Legislativos e uma base histórica de lideranças espalhadas pelo Estado. O desafio agora é transformar novamente esse patrimônio político em competitividade eleitoral. Mais do que ampliar sua representação, o MDB busca recuperar o protagonismo que perdeu gradativamente após a morte de Luiz Henrique da Silveira. Portanto, a eleição poderá representar muito mais do que uma simples disputa. Para o MDB, será a oportunidade de redefinir seu papel no cenário estadual e demonstrar se ainda possui a capacidade de ajudar a liderar um projeto político capaz de influenciar os rumos de Santa Catarina, como fez em diversos momentos de sua história.

Ponto Zero

Depois da estreia, hoje tem a segunda edição do Ponto Zero, a partir das 8h. O programa reúne comentaristas de diferentes regiões de Santa Catarina para analisar os principais fatos do dia, trazendo informações, opiniões e debates sobre os temas que movimentam o estado. Política, economia, segurança pública, infraestrutura e os assuntos de maior repercussão estarão na pauta, sempre com diferentes perspectivas e a visão de quem acompanha de perto a realidade catarinense. Acompanhe a transmissão pelas redes sociais do Santa Catarina em Pauta no YouTube, Instagram, X e Facebook e participe dessa conversa sobre os acontecimentos que marcam Santa Catarina. Clique para assistir: ( https://www.youtube.com/watch?v=EjQGLEBt1fI )

Problema na Saúde

Secretaria de Estado da Saúde terá que apresentar planos de ação – Imagem: Secom

A 33ª Promotoria de Justiça, responsável por fiscalizar as ações de saúde pública estadual, conseguiu liminares na Justiça para determinar que o Governo do Estado regularize e apresente planos de ação para o atendimento nas consultas em urologia pediátrica, exames de angiotomografia de carótidas e vertebrais, exame de histeroscopia diagnóstica e consulta em proctologia geral na macrorregião da Grande Florianópolis. Nos três primeiros casos, as decisões obtidas pelo MP devem ser cumpridas no prazo de 180 dias. Já na especialidade com problemas na região da Capital, o prazo para apresentação das ações é de 90 dias. Os casos conduzidos pelo promotor Felipe Prazeres Salum Müller podem ser somados aos mesmos problemas na área de oftalmologia, que também foram alvo de ações judiciais do Ministério Público.

Oftalmologia pediátrica

No dia 8 de maio, diante do “elevado número” de pacientes em fila de espera, a 33ª Promotoria abriu um inquérito para apurar a falta de atendimento em consultas de oftalmologia pediátrica em Florianópolis. O caso está sendo tratado em sigilo, pois atende à demanda de uma família que denunciou o descaso que tem como alvo a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Como a coluna destacou em 5 de maio, a crise na oferta de exames oftalmológicos na rede pública estadual ganhou novo desdobramento com intervenção da Justiça. O MP obteve uma liminar que obriga o Estado a apresentar, em até 180 dias, um plano de ação para reorganizar a realização de retinografia fluorescente, exame fundamental para diagnóstico e controle de doenças graves, como o glaucoma. Procurada, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde não respondeu à tentativa de contato.

Dívidas de impostos

O Governo do Estado apresenta hoje, na Fiesc, a plataforma “Transação Tributária”, voltada a pessoas físicas e empresas que têm dívidas com o Tesouro Estadual. O sistema permitirá uma solução extrajudicial das pendências em ICMS, IPVA, ITCMD e débitos não tributários. O lançamento está agendado para iniciar às 13h30. O governador Jorginho Mello (PL) e secretários participarão do evento.

Agenda

João Rodrigues visitará a Serra e o Vale do Itajaí – Imagem: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues (PSD), retoma esta semana as agendas regionais com compromissos no Vale do Itajaí e na Serra Catarinense. Na Serra, está previsto para sábado, em Lages, um encontro com a presença do pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), além de representantes estaduais do PSD, MDB, Progressistas e União Brasil. O roteiro começa em Gaspar, amanhã, e vai passar por Timbó, Pomerode, Indaial, Blumenau, Brusque, Botuverá e Guabiruba até desembarcar em Lages.

Público evangélico

Governador Jorginho Mello abriu o Congresso da Igreja Mevam – Imagem: Divulgação

Além do presidente estadual do MDB, deputado Carlos Chiodini, e do senador Esperidião Amin (Progressistas), o governador Jorginho Mello (PL) também foi convidado para participar do Congresso da Igreja Evangélica Mevam. Convidado para abrir o evento religioso, Jorginho destacou que os cerca de 100 mil fiéis que participaram do encontro impulsionaram o turismo religioso, a gastronomia e diversos setores da economia de Itajaí e região, beneficiando hotéis, restaurantes, o aeroporto e outros segmentos ligados ao comércio e aos serviços.

Descompasso

Forte e Cardoso deixaram o PL por não concordarem com a aproximação do partido com Juliana Pavan – Imagem: Redes sociais.

A tentativa do PL de Balneário Camboriú de questionar a saída dos vereadores Guilherme Cardoso e Victor Forte para o Republicanos ignorou um fato básico: as desfiliações foram autorizadas pela direção estadual do partido. Além da fragilidade jurídica, o movimento desconsiderou a proximidade entre PL e Republicanos no plano estadual. Os vereadores permanecem na oposição à prefeita Juliana Pavan (PSD). Inclusive, a decisão de deixar o PL foi motivada pela aproximação do partido com Juliana. Forte e Cardoso saíram pregando coerência.

Bênção de Jorginho

Os vereadores de Balneário Camboriú, Vitor Forte e Guilherme Cardoso, não devem enfrentar problemas por conta da filiação ao Republicanos. Os dois passam a integrar um partido aliado e considerado satélite do PL aqui no estado, mantendo alinhamento político e fidelidade ao governador Jorginho Mello (PL). Informações de bastidores indicam que a mudança partidária só foi concretizada após conversas com o próprio governador, o que reforça a avaliação de que a troca de legenda ocorreu com a sua anuência. Na prática, os vereadores continuam orbitando o mesmo projeto político liderado por Jorginho no Estado.

Exoneração

Prefeito Paulo Koerich exonerou comissionados após investigações em Blumenau – Imagem: Secom/Arquivo

O prefeito de Gaspar, Paulo Koerich (PL), afastou o procurador do município, Augusto Souza Filho, que foi procurador de Blumenau nas gestões de Mário Hildebrandt (PL). Nos bastidores, é dito que Koerich tomou a medida após a intensificação das investigações envolvendo a Prefeitura de Blumenau. Vale destacar que, quando assumiu a prefeitura, Koerich, por falta de equipe, aceitou a indicação de cinco ex-secretários de Hildebrandt, que não foram aproveitados pelo prefeito Egídio Ferrari (PL). Também chamou a atenção a nomeação de Camila Beatriz Tillmann para o cargo de secretária de Planejamento Territorial de Gaspar. Ela entrou no lugar de Michael Maiochi, alvo de investigação em um suposto cartel de empresas que realizaram obras públicas em Blumenau.

Braço direito

Michael Maiochi foi secretário de Obras de Blumenau na gestão de Mário Hildebrandt (PL), no período que está sendo investigado. O que chamou a atenção é que Camila Tillmann era o braço direito de Maiochi em Blumenau. Vale destacar que não há nenhuma investigação envolvendo a secretária. Porém, o que causou burburinho na gestão de Paulo Koerich (PL) foi a ligação entre o ex-secretário e Camila.