Fórum da FECAM reúne mais de 400 participantes para debater prevenção de desastres e comunicação de risco


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Evento reúne representantes de 146 municípios catarinenses em Tubarão / Divulgação

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) iniciou nesta terça-feira (2), em Tubarão, o Fórum Estadual de Proteção e Defesa Civil, que reúne 429 inscritos e representantes de 146 municípios catarinenses. O encontro tem como foco a discussão de estratégias para prevenção, preparação e resposta a desastres naturais, em um estado que concentra um dos maiores históricos de ocorrências climáticas do país.

Dados apresentados durante o evento apontam que, nos últimos 30 anos, mais de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas por desastres em Santa Catarina, com prejuízos estimados em R$ 15,9 bilhões. Apenas na última década, mais de 1,15 milhão de moradores sofreram impactos de eventos extremos, incluindo 357 mil desalojados ou desabrigados e 118 mortes. O estado também possui 207 municípios com áreas de risco e cerca de 437 mil pessoas vivendo nessas regiões.

A programação do primeiro dia foi dedicada ao tema da comunicação de risco diante do aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos. A pesquisadora Silvia Saito, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), abordou a evolução dos sistemas de alerta precoce. Na sequência, a pesquisadora e consultora da FECAM, Cibele Lima, discutiu os desafios da comunicação de risco em Santa Catarina, enquanto o coronel Márcio Alves analisou os aprendizados deixados pelo Furacão Catarina e a importância da divulgação responsável de informações sobre ameaças climáticas.

O encerramento da programação contou com o debate “A comunicação salva vidas?”, reunindo especialistas da academia e da imprensa para discutir a divulgação de previsões meteorológicas e alertas à população. Participaram do painel o professor Áureo Moraes, da UFSC, o jornalista Douglas Márcio, da NSC, e a professora Regina Zandomênico, da Universidade Estácio de Sá. O fórum prossegue nesta quarta-feira (3) com novas palestras e painéis voltados ao fortalecimento das capacidades municipais na gestão de riscos e desastres.