
A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quinta-feira (11) um conjunto de ações voltadas à prevenção e mitigação dos impactos do fenômeno El Niño, além de publicar decreto de estado de alerta climático no município. Entre as medidas está a criação de um comitê municipal de gestão da crise climática, coordenado pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil e composto por representantes de secretarias municipais, órgãos públicos, universidades, concessionárias de serviços, entidades comunitárias e organizações da sociedade civil.
O plano prevê investimentos em infraestrutura e manutenção preventiva, com a antecipação de serviços de limpeza e conservação em canais de drenagem de áreas consideradas mais vulneráveis, como Lagoa da Conceição, Carianos, Daniela, Canasvieiras, Monte Verde e a bacia do Itacorubi. Também estão programadas obras de ampliação de galerias pluviais em pontos com histórico de alagamentos, além da continuidade de projetos de macrodrenagem em regiões como Córrego Grande e Canasvieiras. A partir de julho, o município prevê ainda intervenções para contenção e reforço de encostas em diferentes bairros da capital.
Na área operacional, a Defesa Civil informou que ampliará treinamentos das equipes, com atualização de protocolos e estratégias de resposta a emergências. O município também pretende aumentar o número de voluntários capacitados para atuação em situações de crise. Outra medida anunciada é a implantação de quatro bases regionais de apoio à população, distribuídas entre as regiões Norte, Sul e Leste da Ilha, além do Continente. Os espaços poderão ser ativados conforme a necessidade e contarão com oferta de água potável, banheiros, atendimento em saúde e encaminhamento socioassistencial.
Durante o anúncio, o prefeito Topázio Neto afirmou que o objetivo é reforçar a preparação da cidade diante da possibilidade de eventos climáticos extremos nos próximos meses. A prefeitura também informou que poderá ativar uma rede de abrigos temporários distribuídos por diferentes regiões da cidade, com capacidade total para acolher até 1.644 pessoas em caso de necessidade.
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!






