Câmara de Itapema vota ampliação do prazo de validade de medidas provisórias


Foto de Redação Santa Catarina em Pauta

Redação Santa Catarina em Pauta

Proposta da prefeitura estende de 30 para 60 dias o período de vigência das MPs e altera regras para edição e tramitação desses atos no município – Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Itapema votaram nesta terça-feira (16) uma proposta que amplia de 30 para 60 dias o prazo de validade das medidas provisórias editadas pela prefeitura. A mudança está prevista na emenda à Lei Orgânica Municipal nº 1/2026 e depende de aprovação em plenário para seguir à sanção do Executivo.

Segundo a justificativa apresentada pelo governo municipal, a alteração busca adequar a legislação local às regras previstas nas constituições Federal e de Santa Catarina.

Além de dobrar o período de vigência das medidas provisórias, o texto prevê a suspensão da contagem do prazo durante o recesso legislativo e permite uma única prorrogação pelo mesmo período. A proposta também impede a reedição, no mesmo ano, de medidas provisórias rejeitadas ou que perderam a validade.

A emenda estabelece ainda restrições para a edição desse tipo de ato, proibindo sua utilização em temas orçamentários, matérias reservadas a leis complementares e assuntos já aprovados pela Câmara e pendentes de sanção ou veto do prefeito.

A sessão também incluiu projetos voltados ao planejamento urbano, incentivos educacionais, acolhimento de migrantes, combate à comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas e flexibilização do licenciamento para atividades econômicas de baixo risco.

Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!